terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Jane Austen: Persuasão (Persuasion) 1995

      Vou começar o blog falando das obras de uma de minhas autoras favoritas: Jane Austen, como vocês podem ter adivinhado pelo título. Felizmente para mim, todos os romances publicados de Jane viraram filmes! Minha crítica sobre esses filmes pode não valer muito (principalmente para os homens), já que será totalmente parcial. Tudo bem, hora de botar pra fora!


Filme: Persuasão (Persuasion) 1995
Elenco: Amanda Root, Ciarán Hinds, Fiona Shaw.
Avaliação: Muito Bom! 













ATENÇÃO! SPOILER! Se você é do tipo que não aguenta saber nada antes de ver, recomendo que pare no primeiro parágrafo.

      Persuasão narra a história de Anne Elliot, filha menos querida de um nobre com mania de grandeza. Além de ter de lidar com as extravagâncias do pai e da irmã enquanto a família passa por dificuldades financeiras, Anne se vê completamente perdida quando o amor de sua juventude, Frederick Wentworth, então capitão, retorna de forma abrupta à sua vida, após ela ter sido aconselhada fortemente a recusa-lo. Sofrendo em silêncio, ela é obrigada a observar enquanto o Capitão Wentworth procura uma mulher para casar-se.

       Nota: As características dos personagens podem parecer estranhas a quem não está acostumado com filmes ingleses, mas eu asseguro que, tendo assistido a uma quantidade de filmes ingleses baseados em clássicos (e olha que são feitos pelos próprios ingleses) o comportamento exagerado dos personagens é comum.

      Quando você começa a assistir o filme, sente uma imediata empatia por Anne, que é desprezada pelo pai e pela irmã por não possuir o "Espírito Elliot" ou seja, não ser uma metida esnobe. O pai de Anne é extremamente fútil, e a irmã é mais ainda, beirando o ridículo. Anne, ao contrário, é sensata e comedida. Mas por ser tão dócil ela deixa o amor de sua vida escapar (tadinha!) e vive uma vida bem infeliz desde então, muito embora continue prestativa (e pouco reconhecida).

      Uma in/feliz coincidência traz o amor de sua vida de volta. Mas ele parece não estar nem aí pra Anne e passa a cortejar as irmãs Musgrove (cunhadas da irmã de Anne). A pobrezinha é obrigada a ver os galanteios do capitão para as moças e a sofrer em silêncio enquanto elas vêm com tudo pra cima dele!

     Bom, depois de sofrer achando que seu Capitão a odiava, pobre Anne!, Anne consegue seu final feliz com ele após, é claro, vários mal entendidos que são explicados no final.


Nota: acho que dá pra perceber que a heroína é um pouco mais velha do que o normal nesse tipo de filme. Deem um desconto à pobre Anne gente, já que se passaram 8 anos desde que ela se apaixonou pelo capitão. Naquela época não tinha hidratante nem renew! 
     










      Porque eu gostei tanto do filme? Bom, primeiro porque sou uma fã incorrigível dos livros de Jane, como já havia dito, e os filmes são muitíssimo fiéis, o que me agradou bastante. Também gosto de filmes de época. Outra razão é que é um estilo de filme diferente,o tipo de coisa que você assiste para relaxar e distrair as idéias e é uma pausa bem vinda dos filmes tipicamente americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!