quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Oliver Twist - 2005

Outro filme inglês adaptado de um clássico? Sim. Asseguro que é mera coincidência.


Filme: Oliver Twist
Elenco: Barney Clark, Ben Kingsley, Lewis Chase, Edward Hardwicke   
Diretor: Roman Polanski
Avaliação: Bom.
















ATENÇÃO, SPOILER ! Se não quiser saber não passe do primeiro parágrafo =)

      Oliver Twist é apenas mais um órfão entre vários outros, que mora em um orfanato aonde é obrigado a trabalhar e a passar fome até que é vendido a um coveiro para ser aprendiz. Após uma série de maus tratos ele foge para Londres aonde é levado a entrar na criminalidade para não morrer de fome.

      Assim que o filme começa, seu coração se parte ao ver o pobre Oliver sendo jogado de um lado para o outro enquanto lágrimas rolam por seu rostinho! E enquanto ele vai dessa pra umas bem piores você torce para que o pobrezinho encontre um lugar no mundo! Oh! Oliver é completamente inocente e melancólico. Não são características entusiasmantes, mas de alguma forma o personagem ganha facilmente nossa simpatia.

      O personagem que mais me chamou a atenção foi Fagin, o velho avarento que recruta os garotos e os coloca para roubar. Falando assim parece horrível, e é... e não é. O personagem é muito ambíguo. Sim, ele leva garotos inocentes a roubar, mas também lhes dá comida, abrigo e não raro é uma companhia agradável e familiar aos garotos. Ele tem simpatia pelos meninos e cuida deles... mas os entregaria de bandeja para salvar a pele (como fez com Oliver).

      Outra que me chamou a atenção foi Nancy, a namorada do maior vilão do filme. Ela ama o pior homem possível, mas é uma criatura boa e gentil. Ela arrisca tudo pra ajudar Oliver, quando descobre que seu amado planeja mata-lo. Como nenhuma boa ação fica impune, ela é descoberta e morta a cacetadas pelo amor da sua vida, aquela florzinha.

Nota: Queria comentar aqui sobre essa criaturinha mal representada na foto. O cachorro do vilão!  Esse cão (desculpem pela foto mas não achei outra) depois de ser fiel ao seu malvado dono pela vida inteira, sofre uma tentativa de assassinato do próprio! E o que ele faz? Foge do desgraçado, coloca a polícia na cola dele e ainda causa sua morte! Vingança!
   




      Fora o clichê do final feliz pouco provável, o filme traz uma crítica que pode ser perfeitamente aplicada aos dias de hoje. Ao ver o filme, podemos fazer a ligação do que acontece às crianças quando negligenciamos e maltratamos elas. Se você for sensível, poderá imaginar através do filme, o que centenas de milhares de crianças passam no mundo todo, fora o final feliz de contos de fadas, que é para poucos.

      O filme é inesperadamente bom e tocante. Vale a pena assistir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!