quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O Homem da Máscara de Ferro (The Man In The Iron Mask) 1998

      Depois de uma discussão épica sobre que filme eu levaria pra assistir com meu namorado no domingo passado, acabamos sossegando com esse:



Fime: O Homen da Máscara de Ferro (The Man In The Iron Mask) 1998
Elenco: Leonardo DiCaprio, John Malkovich, Jeremy Irons, Gabriel Byrne, Gérard Depardieu
Diretor: Randall Wallace
Avaliação: Bom!

      No século XVII o tirano Luís XIV governa a França de forma egoísta e cruel. Seu descaso para com a população faminta e seus gastos excessivos com a nobreza culminam em revoltas do povo francês. Diante desse quadro, os três mosqueteiros, agora aposentados, se unem através de um plano de Aramis para restaurar a paz. Para isso eles precisam libertar um misterioso prisioneiro da Bastilha, que é obrigado a usar uma máscara de ferro para esconder as feições.

      O filme é interessante, sem dúvida. DiCaprio atuou lindamente como Luís XIV, embora eu tenha achado o papel de Philipe um tanto forçado, talvez para ressaltar a diferença entre ambos. Como se ver Leo em sua melhor forma e quando ele ainda tinha os olhinhos redondos não bastasse, ainda temos nossos queridos mosqueteiros de volta nessa "continuação".

      Embora o filme seja uma espécie de continuação, falha em alguns elementos essenciais. Também há a briga entre D'Artagnan e seus melhores amigos ex-mosquereiros que, embora seja interessante, achei que teria sido melhor (e muitíssimo menos melodramático) se a causa fosse realmente sua fidelidade ao trono da frança. Porém a conclusão é que D'Artagnan é o verdadeiro pai de Luís XIV, já que vive um romance secreto com a rainha, o que não apenas mancha a história francesa como também contradiz a própria história dos mosqueteiros. 

      Também há, é claro, o final bobo de contos de fadas com o rei bonzinho substituindo o malvado, consertando toda a França, alimentando seu povo e sendo amado por todos. Isso só pode ser algum tipo de  ironia do diretor, já que Luis XIV foi um notório absolutista até o fim da vida. 

Nota: Fato interessante é que o prisioneiro da máscara de ferro realmente existiu. Havia de fato um preso obrigado a essa estranha tortura, que ficou aos cuidados expressos do Sr. De Saint-Mars, diretor da prisão de Pignerol, e, conforme este era chamada a dirigir outras prisões, o prisioneiro acompanhava-o e era mantido longe dos outros, tinha somente um carcereiro e não havia qualquer registro de sua prisão. Apesar disso era tratado com muito respeito e gentileza. Embora a máscara tornasse impossível qualquer descrição precisa, presumia-se, ainda que subjetivamente, pela agilidade dos movimentos e pelos modos, tratar-se de um jovem da nobreza.

Claro que, mesmo para aquele tempo o prisioneiro era incomum e gerou muitas especulações e teorias sobre sua origem, e uma delas é a de que ele seria de fato irmão gêmeo do rei Luís XIV.





      O filme consegue ser interessante e agradável. Apesar das falhas, os personagens são cativantes e a trama é envolvente. E mesmo sabendo que a maioria das pessoas já até viu o filme, eu diria que é um filme que vale a pena ver de novo.
      

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!