domingo, 13 de janeiro de 2013

Desejo e Reparação (Antonement) 2007

      Esse filme eu ja vinha com vontade de assistir faz tempo, mas so ontem eu consegui pegar para assistir. Ainda não tive o prazer de ler o livro, mas definitivamente entrou na minha lista! (Mais uma vez perdoem os erros de acentuação, meu teclado esta sem o acento agudo por alguma razão)


Filme: Desejo e Reparação (Antonement) 2007
Elenco: Keira Knightley, James McAvoy, Saoirse Ronan
Diretor: Joe Wright
Avaliação: Perfeito!!!
















      O filme conta a historia de Briony, uma menina com grande imaginação e um talento para escrever historias. Apos ler uma carta constrangedora endereçada a sua irmã Cecilia, Briony fica perturbada e planta na cabeça a ideia de que Robbin e um pervertido sexual. Por capricho, ela da um depoimento que muda para sempre a vida dos dois.

      Gente, eu confesso, o filme me deixou sem palavras. Não consigo pensar em uma so critica. Talvez porque não li o livro, mas duvido que pudesse encontrar algum erro de qualquer forma. James McAvoy esta divino no papel de Robbin, sua inocência e sinceridade, seu amor por Cecilia, seu sofrimento... tudo flui dele com muita naturalidade e o papel e muito convincente. Keira Knighthley, por quem nunca alimentei muitas expectativas devido a sua atuação em Piratas do Caribe ja a algum tempo vem conquistando a minha atenção (grande coisa ne haha) por outros filmes, e não me decepcionou nesse. Saoirse me cativou, atuando lindamente como Briony. Sua personagem e solida, sem nada forçado, uma atuação realmente incrivel. Mas olha eu aqui falando de atuação e papeis como se entendesse de alguma coisa.

     

      Tudo no filme me cativou muito: o cenario, os personagens (me recuso a dizer "as personagens", acho estranho),a trilha sonora (que e muito boa), a historia. O filme se passa em dois atos. O primeiro ato e lento, embora não seja pouco interessante. O segundo e mais dramatico e angustiante e as coisas acontecem muito rapido. Mas o desfecho do filme e o mais impressionante. Não vou negar que chorei horrores.

      O filme e forte. Amaldiçoo essas pessoas que fazem a adaptação dos titulos: Desejo e Reparação? Francamente! Quer dizer que um brasileiro não poderia se interessar por um filme chamado Expiação? Acharia o titulo muito adequado, dado o conteudo do filme, mas tenho que admitir que e um titulo muito menos chamativo. Porque expiação e simplesmente a palavra que define o filme tão perfeitamente! Por causa de sua atitude egoista Briony destroi duas vidas e vive assombrada por isso, claro.

      Apesar da raiva que se sente dela, com o passar do tempo, conforme a ficha dela vai caindo e seu desespero aumentando, a pena se torna inevitavel. Carregar culpa não e uma coisa muito facil afinal de contas.      

      Não vou comentar o final pois estaria sacaneando qualquer um que se desse ao trabalho de ler isso aqui. Vou so dizer isso: assista!

9 comentários:

  1. De certeza vou ver o filme esse final de semana, depois apareço aqui e trocamos figurinhas haha'Sabe se o nome do livro é Expiação tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro se chama Expiação, estou louca para por minhas mãos nele! Aparece mesmo, eu adoro trocar opiniões. Eu estou seguindo seu blog, mas apesar de ter lido os posts eu tenho muito pouco a acrescentar ja que tudo que eu sei sobre JPOP são os temas de abertura e encerramento de alguns animes (mas eu ate que gosto). Se ainda fosse você a postar sobre animes, eu teria algumas sugestões (poucas ta T.T) e a gente poderia trocar mais ideias!

      Excluir
    2. Tenho de completar algumas coleções de livros antes (os livros da Anne Rice, são um exemplo), mas com toda certeza vou adicionar Expiação na minha lista. Acredito que nem eu acrescente nada de útil mesmo, mas é uma coisa fã pra fã, e um estímulo a pesquisar mais profundamente oq gosto. Ah sim, estou seguindo teu blog tbm, o eu mesmo, não o Inu XD. Vejo muitos animes, pode dar sugestões auxilio Uchi nesses assuntos tbm, na verdade, é possível que eu veja mais animes q ele. Trocaremos ideias sempre que quiser Nani.

      Excluir
    3. Huum... bom, eu mesma não estou familiarizada com os livros de Anne, apesar de ouvir falar muito dela, e de ter adorado "Entrevista com o Vampiro" filme. Eu sou fã de Tolkien, George R.R. Martin, Jane Austen, Emily Bronte e Shakespeare (clichê ne). Eu realmente gosto muito de ler, fico feliz de encontrar alguem que tambem gosta de um bom livro! Talvez possamos dar dicas e sugestões um ao outro =D
      Quanto aos animes eu sou fraquinha admito. Minha incursão por esse mundo começou com Dragon Ball e Bucky. Depois Sakura Card Captor, claro, Sailor Moon (mas nunca gostei muito), Inuyasha (amo *.*), Death Note, Chobits, Ouran High School Host Club e Hell Girl. Eu tambem comecei a ver Ranma 1/2 mas acabei deixando pra la. Enfim ! So ai ja tem topico pra mais de mil discussões! Ah, se você assistir o filme me avisa, eu quero saber sua opinião.

      Excluir
    4. * alguém que gostE.

      Excluir
  2. Eu tenho quase todos os livros dela, mas ainda n encontrei a Rainha dos Condenados, os filmes são mto bem feitos, até mesmo a chatice do Louis ficou bem clara, mas nada como ler o livro... Sou fã de C.S Lewis, J.K. Rowling, Augusto dos Anjos, Dan Brown, e outros. Tolkien foi a inspiração de boa parte dos escritores que leio, mas ainda n li nenhum livro dele, li o livro "Anel dos Nibelungos", fiquei sabendo que ele teve a ideia do anel vendo essa peça. Estou lendo "Tempo dos Anjos" da Anne Rice, mas meio q estou decepcionado, passei da metade do livro e ele ainda n me absorveu, e minha ideia dela ter escrito apenas pra embarcar na moda anjo, vai se confirmando, se deus quiser quebrarei a cara e ele sabe como quero q isso aconteça XD Vc anda lendo oq? Não sei se consigo listar todos os animes que eu vi, mas o último q foi importante pra mim se chama Kuragehime, é uma comédia. [http://dollarsfansub.blogspot.com.br/2011/03/kuragehime.html] Sugiro q veja ^-^ DB é clássico, mesmo q eu n ache grande coisa, está gravado em nossa infância, assim como Chaves ~bela comparação~ Death Note tem um dos personagens de q mais gosto, L, chorei quando ele morreu T___T O filme vou baixar hj, mas ver só no domingo mesmo, comentarei aqui, pode deixar =]

    ResponderExcluir
  3. J.K. Rowling! Isso me tras recordações. Tenho todos os livros de Harry Potter e claro, o mais velho tem 11 anos. Estou pensando em passar a coleção para o meu sobrinho quando ele fizer 10 anos, que foi quando eu comecei a ler, ja que eu ja li tantas vezes que não tem nem mais graça. Eu tambem cheguei a ler as Crônicas de Narnia de Lewis, e fiquei impressionada com os elementos complexos e espirituais do livro, sem duvida muito bom. O ultimo livro que eu li foi O Hobbit! Eu realmente sou louca por Tolkien, mas apesar de ter achado o livro bom, tenho que admitir que sua obra prima foi mesmo O Senhor dos Aneis (muito embora eu tenha achado o filme do Hobbit incrivel!). Eu comecei a ler O Simbolo Perdido de Dan Brown, mas (sem ofensa ta ^^") depois de ler O Codigo DaVinci e Anjos e Demonios, me pareceu que o estilo de Brown e muito previsivel, e apesar de eu geralmente me sentir compelida a ler o livro ate o final, esse não conseguiu minha atenção de jeito nenhum. Estou desesperadamente necessitada de livros para ler. Eu baixei Jogos Vorazes ontem, mas embora a leitura seja facil (se você conseguir superar os erros de tradução ¬¬) e bastante distrativa, não tenho certeza ainda se vale a pena comprar os livros. Domingo então falaremos sobre esse filme!

    ResponderExcluir
  4. Sempre fui fã de HP, conheci com 7 anos, o filme foi meu presente de aniversário, um fita que assisti durante um ano e meio, todos os dias, "Péssimo dia na escola? Foda-se vou pra Hogwarts!" Salvou minha personalidade. Admito ter sido um fã pela metade, já que li os livros a pouco tempo. Mas isso devido a uma decisão que tomei. É possível q eu sofra de alguma coisa psicológica, decidi ler os livros só depois de terminar o último filme. E foi isso que fiz. Com toda certeza esse fato não afetou a importância do livro em minha história pessoal. É bom esse negócio de passar a sua herança, pena que ainda n tenho alguem escolhido... Todos pensam nas Crônicas de Nárnia como algo infantil, é uma tbm história pra crianças, mas n apenas pra crianças como ele mesmo disse. Se HP tem importÂncia histórica pra mim, Nárnia tem importância do que equivaleria mais da metade do que eu sou...Dan Brown é divertido, só isso mesmo, e vc tem toda razão! Eu penso a mesma coisa, eu li Fortaleza Digital, primeiro livro dele, e o Símbolo Perdido foi muito fácil de descobrir quem seria o bandidinho. Mesmo assim me diverti, ele conseguiu me seduzir. Eu tenho livros demais pra ler e dinheiro de menos pra comprar, isso acaba com a vida de qualquer viciado, vou vender minha televisão ~piada sem graça~ Jogos Vorazes, eu tive um preconceito imenso, mas quebrei a cara, eu fui no cinema com o pensamento de que n iria gostar, e até q achei muito bem feito. E meus amigos disseram, que foi bem adaptado, então o livro desse ser legal. Tenho dois pés atrás com essa coisa de livros que ficam super populares do nada, e todos estão amando e lendo... Essas coisas massificadas realmente n me atraem. ~Curto Rock Japones~ Eu compraria sem peso na consciência, mas ainda vem As crônicas do Gelo e Fogo na frente >_<. Ja baixei o filme, mas a legenda n está funcionando hahaha' tenho uma sorte do **** provavelmente terei de ver em inglês. Está trabalhando em alguma nova crítica?

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre fui uma leitora voraz (creditos ao meu pai por isso). Mas eu sempre fui meio que teimosa, e mesmo aos oito ou nove anos, quando me ofereceram os livros (acho que eram 3 lançados na epoca) dizendo que era a minha cara, eu recusei. Quando eu viajei para visitar a minha familia, minha prima estava lendo o primeiro volume de Harry (quem nem uma lesma diga-se de passagem) e como eu não tinha nada para ler, eu comecei o livro. Em uma semana eu terminei (desconto pra mim por ter so 10 anos) e assim que terminei, me apaixonei pelo livro! Liguei para o meu pai contando e disse que devia haver um segundo e no minuto em que eu pisei no aeroporto, fiz ele comprar para mim. Foi uma paixão de uma vida, ja que eu praticamente cresci com Harry (eu comecei a ler o livro quando eu e ele tinhamos a mesma idade). Mesmo hoje em dia, eu ainda tenho muito ciume dos livros. Mas desde que o meu sobrinho tinha 3 anos eu leio os livros para ele na hora de dormir e agora que ele aprendeu a ler mal pode esperar para colocar as mãos neles! (Teve ate um incidente em que eu não estava em casa e ele pediu um dos livros e minha mãe simplesmente deu um livro de estimação de 10 anos a uma criança de 7 *respira fundo pra se acalmar*) Enfim! Comecei a ler Jogos Vorazes por puro tedio, e tambem porque eu por acaso vi que o segundo filme esta previsto pra estrear esse ano ainda. O livro e bonzinho, mas o tipo de coisa que eu so vou ler uma vez. A linguagem e muito simples e não ha nada muito genial mas a historia não deixa de ser boa! Recomendo muitissimo as Crônicas de Gelo e Fogo ( que depois de Harry Potter e O Senhor dos Aneis se tornou minha nova paixão. Pena que o sexto livro so sai ano que vem u.u) e admiro você por não se intimidar com o volume dos livros. Pra mim, quando a historia e boa, quanto maior melhor! Mas muita gente tem preguiça de ver e prefere assistir a serie (que tambem e muito boa, mas nao se compara ao livro). Se você tiver que ver o filme em inglês eu recomendo atenção extra aos dialogos! Mas tenho fe que você encontra a legenda =D Estou agora mesmo escrevendo uma critica sobre o filme A Outra! Te espero la! xD

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, ela é importante!