terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O Diário de Tati 2012

      Lembram que eu disse que tinha feito uma lista dos filmes que eu assisti recentemente? Bom, um dia desses eu cheguei em casa e a minha irmã estava assistindo esse:


Filme: O Diário de Tati 2012
Elenco: Heloísa Périssé, Marcelo Adnet, Louise Cardoso
Diretor: Mauro Farias
Avaliação: Retardado.

















      Tati e uma adolescente de 15 que tem um diario onde escreve o seu dia a dia, suas brigas com a mãe e os irmãos, suas amigas, suas crises, suas paixonites. Tati ficou de recuperação em matematica, por isso fica de castigo e tem que estudar muito para passar de ano.

      Esse filme na verdade foi gravado ha 6 anos, quando Heloísa Périssé tinha apenas 40 aninhos. Mesmo assim ela se considerou apta a interpretar uma adolescente de 15 anos. Faz certo sentido, ja que a personagem e uma caricatura de como os pais veem os adolescentes. O problema e que todo o elenco e muito mais jovem do que ela, e o contraste não ficou legal. Alem de tudo no filme ser muito ultrapassado, inclusive as girias, a falta de aparelhos eletrônicos comuns hoje e etc.

     
       O filme passa longe de retratar adolescentes de verdade. E como o filme tenta criar um ambiente natural adolescente, as caretas de Périssé ficam simplesmente toscas, destacando ela demais do resto dos personagens. O conflito de Tati com a mãe e o mais realista e mesmo assim pouco convincente. A rixa dela com uma das colegas de turma, Camila Pessegueiro, e completamente forçado, bobo e parece muito mais uma briga entre meninas de 10 anos.

      Fora o estilo "malhação", tambem completamente fora de realidade. O humor do filme e forçado através das caretas de Périssé, o que rende muito poucas risadas. Não consegui perceber um objetivo, uma moral, lição ou qualquer coisa do tipo, o que me fez refletir sobre como o filme e totalmente idiota. Acho que somente saudosistas da personagem Tati podem achar o filme legal. Tenho pra mim que pessoas mais velhas tambem devem achar graça, ja que algumas percebem os adolescentes dessa forma.

      Eu, enquanto recem saida da adolescência, admito que nessa fase a gente e muito bobo, pensa coisas bestas e da importância a bobagens. Temos tendência ao drama e a super reações. Mas Heloísa Périssé não chegou nem perto dessa essência. Falo somente dela porque todos os outros personagens são fraquissimos e totalmente inexpressivos. Não achei que valeu a pena assistir.

      


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, ela é importante!