sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A Outra (The Other Boleyn Girl) 2008

     Ja a algum tempo eu me interessei pela sinopse desse filme, mas so esses dias eu realmente peguei para assisti(isso acontece muito comigo). Quem não conhece a historia de como o rei Henrique VIII fundou a Igreja Anglicana? E claro que tive muita curiosidade em assistir ao filme principalmente por isso, para ver a historia desse famosissimo monarca e sua não menos famosa segunda esposa. 



Filme: A Outra (The Other Boleyn Girl) 2008
Elenco: Natalie Portman, Scarlett Johansson, Eric Bana, Jim Sturgess
Diretor: Justin Chadwick 
Avaliação: Da pra assistir.















      Anne e Mary são irmãs unidas que vivem no campo com sua familia. Seu pai, aspirando a grandeza da familia, convence Anne a seduzir o rei e tornar-se sua amante. Quando o rei prefere sua irmã Mary, Anne se convence de que foi passada para tras. Anne e enviada a França. Ao retornar, começa um plano para separar a irmã do rei.

      Por onde começar? Pelos aspectos positivos. Ok, o filme conta com um bom elenco. A fotografia, iluminação e figurino estão muito bons.
      
      Por outro lado, ao inves de um filme inglês vemos uma versão hollywoodiana de um romance inglês, o que, todos sabemos, faz muita diferença. Mas não estamos aqui vendo algum filme sobre cavaleiros medievais ou guerras (que os americanos adoram produzir) e sim sobre o querido Henry VIII, parte importantissima da historia mundial, ja que suas ações refletem no mundo ate hoje. E, vamos combinar, so os ingleses sabem ser ingleses, ainda mais em um filme feito de dialogos e sobre comportamento da corte inglesa, coisa que vai alem do figurino.

      Posso facilmente entender a escolha de Natalie Portman e Scarlett Johansson. Para dar visibilidade ao filme e claro. Mas uma vez que você se da ao trabalho de assistir (ou no caso, comprar o ingresso) corre o risco de se decepcionar com as duas. Elas não conseguem criar a esfera que o filme exige, como irmãs. Não ha entre elas o clima necessario e sem ele as cenas de conflito entre as duas perde parte do significado. 

     Eric Bana parece muito mais inglês do que suas companheiras de atuação (talvez por causa de suas raizes europeias), mas como rei Henrique... ele parece mais um desequilibrado a maior parte do tempo. Jim Sturgess (apesar de lindo como sempre!), parece meio deslocado no filme. Kristin Scott Thomas e Davis Morrissey (mãe e tio das garotas) atuam bem, mas seus papeis tem pouca consistência. Ana Torrent vai pelo mesmo caminho.

       
      O filme e adaptado do romance homonimo de Philippa Gregory. Eu não tive a oportunidade de ler o livro, portanto atacarei somente o filme. Ja que o filme consegue pegar um dos fatos mais intrigantes e interessantes da historia inglesa e transformar em nada mais que uma briga de irmãs. Anne Boleyn (em português Ana Bolena) foi uma mulher importante, de relevância historica e politica inclusive. Mas em Portman ela se encontra reduzida a uma mulher mesquinha e posteriormente desesperada. 

      Enquanto isso Mary Boleyn (Maria Bolena) paga de boa moça, em um dos piores papeis que eu ja vi nas mãos de Johansson. Seu papel chega a ser incoerente, enjoado e pouco convincente, assim como sua relação com o rei. Não ha, no filme, referências sobre os feitos do rei, que parece reduzido a procurar por mulheres enquanto tenta desesperadamente conseguir um herdeiro varão para o trono inglês.

      Eu poderia continuar tecendo uma serie de outros comentarios, mas acho que cada um  pode tirar suas proprias conclusões ao assistir o filme. Talvez pessoas menos exigentes e menos fãs de historia possam achar o filme bom: eu não consegui. Fora as obvias falhas historicas, que considero ate comuns em filmes e romances, ha falhas na propria proposta do filme. Se você for assistir, assista pelos figurinos.

6 comentários:

  1. É normal deixar um filme para assistir depois. Também tenho vários exemplos, inclusive este filme da sua postagem.

    Obrigado pela visita ao meu blog, estou linkando seu endereço por lá.

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Hugo! Assim que eu conseguir colocar a lista de leitura aqui no blog vou colocar o seu também!

      Excluir
  2. Olá Nani,
    Tudo bem?
    Adorei sua visita em meu blog.
    Quando puder conheça nossa página no face e nosso grupo(Cinefilos, UNi-vos)
    Gosto deste filme. Não sei se é minha paixão latente por Scarlett que faz com que eu não enxergue defeitos,rs.
    Gostei do seu modo de blogar, principalmente ref aos comentários :
    " dá pra assistir"

    beijos e volte sempre lá, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar vocês no facebook também! Espero não ter te ofendido com a minha crítica sobre o filme, ela é bem pessoal ^^"
      Obrigada mesmo, pode deixar que estarei sempre acompanhando o blog!

      Excluir
  3. Nani, vim retribuir suas visitas lá no blog. Li o seu texto, e já faz um tempo que estou curioso para ver esse filme, sobretudo para conferir as atuações destas duas atrizes quais tenho o maior apreço. Aceitei sua críticas sim, e vou revisar melhor as análises dos filmes antes das postagens, e olhe que ainda que o faça, alguma coisa ao final até passa despercebida. Mas fique à vontade para comentar sempre por lá, com sua opinião sincera. Seja bem-vinda no meu blog, e já estou te seguindo também. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Espero que não tenha levado a mal o que eu disse. Eu posso ter sido um pouco rude mas a minha intenção foi só ajudar! Até porque eu também tenho muitas falhas e gosto que as pessoas digam para poder corrigi-las. Portanto sinta-se à vontade para apontar meus erros! E pode deixar que sempre que puder ficarei de olho no seu blog.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, ela é importante!