quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A Viagem (Cloud Atlas) 2012

      Antes de tudo, eu queria explicar porque estou postando com tanta demora. A verdade é que o meu computador quebrou de vez, e é muito ruim postar usando o tablet. Sendo assim, uso o meu outro computador que está na casa do meu pai, que se recusa (por enquanto) a deixar que eu leve, já que ele acha que o computador me atrai até aqui (e não deixa de estar certo u.u). No carnaval também eu não vou ter tempo de estar por aqui, porque vou estar na farra! Como alguns podem saber, se olharem o meu perfil, eu moro em Olinda, e não dá para não brincar carnaval morando aqui. Vou tentar me organizar para postar com mais frequência, já que eu sei que o meu blog carece muito de conteúdo. Ufa! Era isso por enquanto. Aaah não, espera! Se vocês olharem para o lado, poderão ver uma enquete. Estou pedindo a vocês para me nortearem, já que ando vendo muitos filmes e não consigo organizar as ideias, assim com a enquete, espero dar foco e me concentrar na crítica de alguns. Talvez eu adote essa prática. Mas fiquem cientes de que eu talvez não obedeça sempre à enquete, embora ela será sempre levada em consideração.

      Se vocês ainda não cansaram da falação, hoje eu vou discutir essa filme:


Filme: A Viagem (Cloud Atlas) 2012
Elenco: Tom Hanks, Halle Berry, Jim Broadbent, Hugo Weaving, Jim Sturgess, Doona Bae, Hugh Grant, James D'Arcy, Ben Wishaw
Direção: Tom Tykwer, Andy e Lana Wachowski
Avaliação: Excelente!!!















      Gente eu sinto muito, mas não tenho condições de criar uma sinopse para esse filme. Vou dizer só isso: o filme são seis histórias, ocorrendo em diferentes lugares e épocas, mas todas estão, de alguma forma, conectadas.

     Não achem que eu sou preguiçosa por não redigir uma sinopse. Eu poderia até copiar de outro lugar. Mas a verdade é que eu sinto que uma sinopse limitaria o filme, ou seria tão longa quanto a minha crítica.
Ou tão longa quanto a minha crítica deveria ser? Porque a reação que eu tive ao terminar de ver o filme foi ficar sem palavras.

      Eu estou exagerando? Talvez. Não sei explicar o impacto que o filme teve sobre mim. Mas foi forte! E eu que estava protelando para ver! Sinceramente não sei por onde começar. "Que crítica inútil!" Você que leu até aqui deve estar pensando. Bem, é... talvez seja. Vou tentar passar minha impressão!

      Primeiro de tudo, queria registrar minha indignação quanto à adaptação do título. Sabemos o triste histórico do nosso país nesse sentido, mas "A Viagem"? Terrivelmente pobre e comercial. Fico imaginando se eu convivo em um país em que a maioria das pessoas só é capaz de entender um título como esse. Esse pensamento sempre me deixa muito triste.

      Quanto à atuação, figurino, fotografia e principalmente, maquiagem, eu não consegui perceber um só defeito. Aliás, a maquiagem é incrível! Tive muito trabalho para localizar alguns personagens.

      Quanto à história do filme... eu achei que a essa altura, seria difícil alguém criar algo totalmente novo, surpreendente, mas na minha opinião David Mitchell (autor do livro) chegou bem perto disso. E os diretores fizeram um trabalho simplesmente fantástico ao adaptar uma obra como essa para o cinema. Aliás, os Wachowski estão na direção, eles que estavam por trás de Matrix (e sequências) e V de Vingança.


      Que mais será que eu sou capaz de dizer? O filme aborda temas como reencarnação e carma. Podemos ver a trajetória dos personagens que carregam seu carma através das várias encarnações. Há também a questão da repercussão de seus atos, que ecoam anos depois. 

      Um filme que considerei espiritual e filosófico, acima das outras coisas. Mas não tenho a pretensão de dizer que entendi: provavelmente terei que ver ainda muitas vezes, e talvez minhas opiniões mudem. Mas a impressão que eu tive foi muito impactante, tanto que me deixou igual uma boba, tentando explicar e pagando mico! Definitivamente: assista!
       

8 comentários:

  1. Vi o trailer e ele deixou claro que é uma trama bem complexa, além do belo visual destes poucos minutos. Pretendo conferir.

    Sobre o blog, a escolha do conteúdo é pessoal, mas gosto de espaços que comentam filmes variados. A maioria dos blogs abordam filmes do momento ou notícias. Eu considero legal a variedade, isso nos ajuda a descobrir filmes diferentes.

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certo! Na verdade eu não me empenho em ver filmes variados ou não. Ocasionalmente consigo trazer filmes menos comuns, mas sempre de acordo com o meu gosto. E claro que alguns filmes me chamam a atenção depois de eu ler sobre eles em algum lugar, filmes que de outra forma eu não tomaria conhecimento.
      Mas valeu pela dica, tentarei trazer mais filmes inusitados!

      Excluir
  2. Oi Nani tudo bem?
    Gostei do seu texto sobre o filme. Infelizmente não pude assisti-lo nos cinemas..
    E eu tinha grandes expectativas quanto à ele. Essas coisas de misturar diversas histórias, que estão interligadas, gosto disso, mesmo ficando um tanto confuso quando tento entender todos os fatores que o compõe. rs

    Gostei do seu blog! E já estou seguindo hein!
    E obrigado pelo comentário lá no meu blog, no post do Machete.
    Se puder seguir o meu também, agradeceria. rs

    Parabéns pelo seu blog. Voltarei aqui mais vezes.

    ResponderExcluir
  3. Aaah, obrigada! Eu já estou te seguindo também e coloquei o seu blog na minha lista de leitura! Espero que volte sempre por aqui =D

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo site....particularmente não gostei do filme.

    Achei o trailer nota 10 e o filme nota 6.

    Possui bons momentos, como o da fuga dos velhinhos e o suícidio do escritor, porém.......ficou abaixo do que eu esperava. abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu fiquei impressionada com a quantidade de detalhes escondidos, da sutileza de algumas conexões e com o alerta válido e até meio assustador do filme, que está presente em todas as histórias. Mas respeito a sua opinião! Acho que pessoas menos impressionáveis do que eu poderiam ter visto uma série de deficiêcias que eu não fui capaz de ver.

      Excluir
  5. PRIMEIRO: removi acima pq quis acrescentar mais coisas, mas é o mesmo comentário. rsrs

    Nani, li o seu texto e e estou curiosíssimo para assistir esse filme dos Wachowski. Me interesso por esses tipos de textos com histórias não necessariamente lineares, ou que não se preocupam em seguir padrões estabelecidos. Eles por fim, nos levam às interpretações distintas e rendem ricos debates. Só espero mesmo que eu ache "A Viagem" um espetáculo. A premissa do script de seis histórias me chama sempre atenção, sobretudo o elenco e os diretores, claro. Recomendo à você, caso ainda não tenha assistido, que veja V DE VINGANÇA que tem o roteiro dos irmãos cineastas. É muito bom! Extremamente reflexivo.

    Até mais.

    Crítica nova lá no blog: http://www.leituradecinema.com.br/2013/01/amor.html

    ResponderExcluir
  6. Já assisti V de Vingança, claro! Cloud Atlas trás também alguns dos questionamentos do filme, como a necessidade que o ser humano tem de dominar o outro. Mas eu posso estar falando besteira também! Só assistindo pra tirar suas conclusões.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, ela é importante!